Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento     Brasil: Um país de todos  

Esse é o conteúdo alternativo < /p>


 
SAC da Unidade
Mapa do Site
Página Inicial
Objetivo
Ferramentas
Estrutura
Etapas de Execução
Resultados Esperados
Comunicação
Equipe
Licitações
Publicações
Acesse Também
Etapas de Execução

folhaverde Etapa 1 – Planejamento e Pesquisa

O Projeto Bom Manejo foi aprovado em 1999, mas suas atividades iniciaram efetivamente a partir de 2001. Esses dois anos serviram para que o Projeto fosse planejado, com base em resultados obtidos em reuniões técnicas e em um diagnóstico da situação do manejo florestal no Estado do Pará, que identificou as ações mais importantes a serem implementadas na região amazônica.

folhaverde Etapa 2 – Desenvolvimento de Ferramentas

De 2002 a 2007 foi desenvolvido um conjunto de ferramentas silviculturais (relacionadas às operações na floresta) e gerenciais (relacionadas à administração da floresta), que objetivam fornecer às empresas do setor benefícios econômicos e a redução de impactos ambientais, levando em consideração os aspectos sociais da exploração.

folhaverde Etapa 3 – Validação de Ferramentas e Treinamento de Mão-de-obra

Nos anos de 2006 e 2007, o PBM vem testando e validando as ferramentas desenvolvidas junto às empresas do setor de Base Florestal nos estados da Amazônia. Os testes iniciais foram realizados com as empresas parceiras do PBM, Juruá Florestal e Cikel Brasil Verde Madeiras. Outros testes foram realizados em Rondônia, Acre e Amazonas. A idéia dessa etapa de validação é garantir a sustentabilidade e a eficiência do modelo de manejo florestal. Com a conclusão dessa fase, entre outros resultados, serão apresentados os benefícios e as vantagens econômicas, ecológicas e sociais do sistema de manejo florestal proposto em relação às práticas convencionais.
Ainda nesta Terceira Etapa, o PBM vem treinando profissionais da área florestal, seja de instituições de pesquisa, ensino e desenvolvimento, seja do Setor de Base Florestal, para difundir as boas práticas de manejo e, assim, promover o desenvolvimento florestal, obedecendo aos princípios da sustentabilidade ecológica, econômica e social. Nesse sentido, o Instituto Floresta Tropical, parceiro do PBM, realiza um importante trabalho de capacitação de profissionais em atividades de manejo de florestas naturais, com ênfase no manejo e na exploração de impacto reduzido.

folhaverde Etapa 4 – Disseminação do Sistema de Manejo Florestal

A “disseminação” das ferramentas silviculturais e gerenciais desenvolvidas e das boas práticas de manejo, que constituem o Sistema de Manejo Florestal, deverá iniciar em 2008. Essa etapa de disseminação permitirá que o sistema de manejo criado possa ser adaptado a outras condições – ambientais, sociais e econômicas – da região amazônica. Nessa etapa todos os Centros de Treinamento em Manejo de Florestas Naturais da Amazônia deverão atuar em conjunto com o PBM.