Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento     Brasil: Um país de todos  

Esse é o conteúdo alternativo < /p>


 
SAC da Unidade
Mapa do Site
Página Inicial
Objetivo
Ferramentas
Estrutura
Etapas de Execução
Resultados Esperados
Comunicação
Equipe
Licitações
Publicações
Acesse Também
Ferramentas

Para que as boas práticas de manejo de florestas naturais sejam adotadas pelas empresas madeireiras, o Projeto Bom Manejo desenvolveu uma série de ferramentas gerenciais (relacionadas à administração da floresta) e silviculturais (relacionadas às operações nas florestas). A idéia é melhorar a eficiência das atividades do manejo florestal (pré-exploratórias, exploratórias e pós-exploratórias), controlar e monitorar as atividades, além de reduzir os impactos ambientais negativos da extração da madeira.

A finalidade das ferramentas silviculturais é melhorar a eficiência das operações no campo e reduzir os impactos ambientais negativos. Além de inúmeras publicações sobre as técnicas e boas práticas do manejo, foram produzidos dois softwares (ferramentas silviculturais) – batizados de MFT e Smalian.

As ferramentas gerenciais auxiliam o planejamento, o controle e a execução das operações no campo e no escritório, facilitando aa análises e a elaboração de relatórios integrados. Além de publicações foram desenvolvidos três softwares (ferramentas gerenciais) denominados PLANEJO, MOP e MEOF.

Para informações específicas de cada ferramenta, acesse os links abaixo:

Software para planejamento de todas as etapas do manejo florestal

Monitoramento Operacional do Manejo Florestal

Monitoramento da produtividade e custos das operações florestais

Monitoramento de Florestas Tropicais

Cálculo de volume real