Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento     Brasil: Um país de todos  

Esse é o conteúdo alternativo < /p>


 
SAC da Unidade
Mapa do Site
Página Inicial
Objetivo
Ferramentas
Estrutura
Etapas de Execução
Resultados Esperados
Comunicação
Equipe
Licitações
Publicações
Acesse Também
Notícias anteriores

Encontro aborda diretrizes técnicas de manejo florestal sustentável


Durante dois dias, profissionais e especialistas discutirão sobre as normas técnicas para a exploração madeireira sustentável na região amazônica.

Nos próximos dias 27 e 28, profissionais e especialistas em manejo florestal de diversas instituições, nacionais e internacionais, estarão reunidos no evento “Diretrizes Técnicas de Manejo para Produção Madeireira Sustentável em Florestas de Terra Firme na Amazônia Brasileira”. A oficina de trabalho acontece no Hotel Sagres, onde serão discutidas propostas sobre as diretrizes técnicas elaboradas para que o manejo florestal sustentável seja divulgado e aplicado na região.

O evento será realizado pelo Projeto Bom Manejo, que resulta da parceria entre a Embrapa Amazônia Oriental, o Centro Internacional de Pesquisa Florestal (Cifor), o Instituto Floresta Tropical (IFT) e as empresas Cikel Brasil Verde Madeiras e Juruá Florestal – com o financiamento da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (OIMT – ITTO, em inglês). Reunirá representantes de instituições de pesquisa, organizações não-governamentais e empresas privadas.

Os principais resultados da oficina de trabalho servirão de referência para o Manual de Normas Técnicas, que será lançado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e conterá todos os critérios técnicos a serem obedecidos pelos planos de manejo. O manual faz parte do processo de revisão da regulamentação do manejo florestal da Amazônia, conduzido desde 2005 pelo MMA, através do Programa Nacional de Florestas e o Ibama. Entre outras vantagens, este material deverá elevar a qualidade técnica dos projetos e estabelecer procedimentos padronizados de análise e monitoramento pelo Ibama e pelos órgãos ambientais competentes.

Na prática, estas diretrizes referem-se às atividades que compõem o processo de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação do manejo, incluindo as indicações de como realizar todas as etapas da exploração. Como exemplos de atividades estão a delimitação de áreas de corte anual e unidades de trabalho (atividade pré-exploratória); o corte, arraste e transporte das toras (atividades exploratórias); e a avaliação das atividades de exploração, bem como as medidas de proteção à floresta (atividades pós-exploratórias), entre outras.

Manejo Florestal - O manejo florestal sustentável é um tipo de exploração madeireira realizada de forma planejada, que prevê atividades de planejamento a fim de assegurar a manutenção da floresta para um outro ciclo de corte. Inclui também as atividades voltadas à compatibilidade social do uso da floresta.