Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento     Brasil: Um país de todos  

Esse é o conteúdo alternativo < /p>


 
SAC da Unidade
Mapa do Site
Página Inicial
Objetivo
Ferramentas
Estrutura
Etapas de Execução
Resultados Esperados
Comunicação
Equipe
Licitações
Publicações
Acesse Também
Notícias anteriores

Projeto Bom Manejo realiza treinamento de capacitação para Alunos da Escola Agrotécnica de Castanhal


Em meio a um delicado momento pelo qual atravessa o setor madeireiro no Estado do Pará, iniciativas que auxiliem na qualificação de futuros profissionais, fazendo-os atuarem de forma consciente da obrigação de manejar a floresta com responsabilidade, são também atribuições do Projeto Bom Manejo.

É com o propósito de estimular iniciativas positivas por parte de empresas madeireiras a fim de adotarem as práticas do bom manejo - fazendo desse ideal um de seus objetivos - que o Projeto Bom Manejo (PBM), desenvolvido em parceria pela Embrapa Amazônia Oriental, Instituto Floresta Tropical (IFT), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), CIFOR, Cikel Brasil Verde madeira, Juruá Florestal e a ITTO, estará realizando, no final de Maio e início de Junho, um treinamento de capacitação para os alunos em fase de conclusão do curso técnico de manejo florestal da Escola Agrotécnica de Castanhal (EAFC).

O objetivo desse treinamento é fazer com que os futuros profissionais da área, estejam capacitados com um diferencial teórico e prático do pleno conhecimento da real importância dessas boas práticas em relação às práticas convencionais.

Durante duas semanas, os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais de perto o Projeto Bom Manejo, entendendo como é possível agregar a responsabilidade social e ambiental com o desenvolvimento econômico do estado através da exploração madeireira.

O curso será uma grande oportunidade para que os alunos possam tirar suas dúvidas em relação ao Manejo Florestal e avaliar (através de trabalhos já realizados que serão disponibilizados em vídeos e gráficos) como é feita a validação de técnicas empregadas na exploração madeireira dentro do Sistema de Manejo Florestal (SMF), além de poder conhecer um pouco mais da parte operacional que viabiliza esse sistema.

As apresentações - e esclarecimentos de possíveis dúvidas - serão realizadas pelo pesquisador e coordenador do projeto Dr. Olegário carvalho, assim como pelos assistentes de pesquisa: Ulisses Silva, Rogério Puerta e Sérgio Martins, que utilizaram as ferramentas gerenciais e silviculturais (MFT, MFTS, Smalian, MEOF e Manual de Vistoria) desenvolvidas pelo PBM.

O curso acontecerá nos períodos de 28-31 de maio, 4-6 de junho e 11-14 de junho, na Escola agrotécnica de Castanhal e na sede da Embrapa.