Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento     Brasil: Um país de todos  

Esse é o conteúdo alternativo < /p>


 
SAC da Unidade
Mapa do Site
Página Inicial
Objetivo
Ferramentas
Estrutura
Etapas de Execução
Resultados Esperados
Comunicação
Equipe
Licitações
Publicações
Acesse Também
Notícias anteriores

Seminário sobre Manejo Florestal é uma das programações em homenagem aos 68 anos da Embrapa Amazônia Oriental


No ano em que a Embrapa Amazônia Oriental comemora 68 anos, o Manejo em Florestas Naturais é destaque durante seminário realizado pela Empresa com o objetivo de garantir o acesso, o uso e a conservação dessas florestas, apresentando os vários projetos de pesquisas que tratam do manejo de florestas naturais, entre eles o Projeto Bom Manejo (Embrapa/Cifor/ITTO).

A Embrapa Amazônia Oriental estará realizando no próximo dia 25 de maio, no auditório Armando Kato, localizado nas dependências da empresa, o seminário: Manejo em Florestas Naturais – Estamos garantindo seu acesso, uso e conservação?.

A programação faz parte das comemorações pelos 68 anos da lnstituição, que tem por objetivo a geração de informações, conhecimentos, tecnologias e serviços à sociedade.

O objetivo do evento é apresentar e colocar em discussão os resultados das pesquisas realizadas pela Embrapa em manejo de florestas naturais, informar sobre as pesquisas que estão em andamento e identificar demandas de pesquisa sobre o tema.

O Projeto Bom Manejo (PBM), entre diversas finalidades, trata de atender também a essas metas (acesso, uso e conservação das florestas) e se fará presente no seminário através de seus assistentes de pesquisas: Ulisses Silva, Rogério Puerta, Ademir Ruschel e Sergio Martins, que apresentarão as ferramentas desenvolvidas pelo projeto (programas de computador MFT, MEOF, Smalian, PLANEJO e o Manual de Vistoria de projetos de manejo), utilizadas no manejo de florestas naturais.

Durante o seminário ainda serão apresentados e discutidos os resultados da pesquisa florestal que culminaram com as diretrizes e práticas para realizar o bom manejo. Essa apresentação estará a cargo do pesquisador e coordenador do PBM, Dr. Olegário Carvalho.

A idéia do PBM é desenvolver até o encerramento de suas atividades, um Sistema de Manejo Florestal (SMF) que promova o uso sustentado dos recursos madeireiros em escala operacional, através da parceria com empresas florestais que atuam na Amazônia Oriental. Objetiva também difundir o SMF aprovado entre as empresas florestais que atuem em condições de terra firme em toda a Amazônia brasileira, promovendo e apoiando as bases científicas, facilitando o processo de transferência das boas práticas de manejo, considerando os aspectos ecológicos, sociais, econômicos e político-institucionais de cada local de atuação

O evento será de grande importância mediante ao objetivo proposto de se refletir sobre estes produtos e resultados, a fim de se orientar/ajustar os projetos em andamento e as perspectivas futuras de pesquisa da Unidade e suas parcerias.