Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento     Brasil: Um país de todos  

Esse é o conteúdo alternativo < /p>


 
SAC da Unidade
Mapa do Site
Página Inicial
Objetivo
Ferramentas
Estrutura
Etapas de Execução
Resultados Esperados
Comunicação
Equipe
Licitações
Publicações
Acesse Também
Notícias anteriores

Projeto Bom Manejo em plena atividade.


Treinamentos, cursos e coletas de dados para desenvolver ferramentas para auxiliar o manejo de florestas naturais, são algumas das atividades do Projeto Bom Manejo.

Técnicos, colaboradores e o coordenador do Projeto Bom Manejo (Embrapa/Cifor/ITTO) realizaram diversas viagens por várias localidades da Amazônia, promovendo a difusão das boas práticas do Manejo Florestal.

O pesquisador e coordenador do PBM, Dr.Olegário Carvalho e o assistente de pesquisa Ulisses Silva, estiveram em Sinop (MT), onde ministraram, durante cinco dias, curso sobre Silvicultura Pós-colheita e treinamento dos programas computacionais MFT – monitoramento de florestas tropicais e MFTS-MFT simplificado.

Olegário também esteve recentemente em Santarém para discutir propostas de adequação da regulamentação do Manejo Florestal comunitário no Estado do Pará, atividade conjunta com o Projeto Floresta em Pé (Ibama, Cipad, Embrapa).

Outra viagem relevante, também realizada neste mês de junho, foi a do assistente de pesquisas Rogério Puerta, cumprindo mais uma etapa na coleta de dados de manejo florestal em ambiente de várzea. Estes dados servirão para auxiliar o desenvolvimento do Manual de Vistoria de Planos de Manejo Florestal Sustentável em Várzea e Estuário, semelhante ao que já foi desenvolvido pelo PBM em parceria com IBAMA para áreas de terra firme e que é adotado oficialmente em escala federal.

Durante dez dias, Rogério estará nas áreas de Manejo Severo Faria no município de Macapá, estado do Amapá, e em Gurupá, no estado do Pará.