Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento     Brasil: Um país de todos  

Esse é o conteúdo alternativo < /p>


 
SAC da Unidade
Mapa do Site
Página Inicial
Objetivo
Ferramentas
Estrutura
Etapas de Execução
Resultados Esperados
Comunicação
Equipe
Licitações
Publicações
Acesse Também
Notícias anteriores
Coordenador do PBM participa de reuniões em Brasília.

Durante dois dias membros da Redeflor estiveram reunidos em Brasília. Na oportunidade, o coordenador do Projeto Bom Manejo e membro da Redeflor, também participou de reuniões extras sobre assuntos relacionados às atividades do Projeto.

Nos dias 4 e 5 de outubro o coordenador do Projeto Bom Manejo, Dr. Olegário Carvalho, esteve em Brasília participando da II Reunião da Rede de Parcelas Permanentes da Amazônia – REDEFLOR (www.redeflor.org). Esta Rede é uma iniciativa que visa integrar um conjunto de instituições e entidades para estudar e disponibilizar informações sobre dinâmica de crescimento e produtividade de florestas tropicais nativas manejadas e não manejadas, através de seus inventários florestais contínuos.

A reunião teve como finalidade discutir estratégias de ampliação de empresas participantes da REDEFLOR, iniciar a elaboração do plano de trabalho da REDEFLOR para 2008, e desenvolver a editoração de um livro sobre dinâmica de florestas naturais da Amazônia, com base em parcelas permanentes de inventário florestal contínuo.

Após dois dias de reunião ficou decidido que o Comitê Editorial do Livro vai se reunir em Manaus no final do mês de outubro, para tratar dos últimos arranjos para a publicação, que deverá acontecer nos primeiros meses de 2008, por ocasião de um seminário a ser promovido pela Redeflor.

Haverá pelo menos três treinamentos sobre o monitoramento de parcelas permanentes em florestas naturais, incluindo aulas práticas em campo e aulas de laboratório sobre o software "Monitoramento de Florestas Tropicais - MFT". Os treinamentos serão realizados até o final do ano e acontecerão no Amazonas, Acre, Mato Grosso e, se houver data disponível, no Pará.

Até o final deste ano será concluída a Fase II da criação do banco de dados sobre crescimento de florestas e outras informações obtidas por meio de parcelas permanentes da Redeflor, para ser disponibilizado no site Redeflor.

Está confirmada para os dias 12 e 13 de dezembro a III Reunião da Redeflor, que acontecerá em Belém. O objetivo da reunião será discutir os detalhes finais da publicação do livro, o seminário a ser realizado em 2008, os treinamentos ministrados em 2007 e os que serão ministrados em 2008, e a estratégia de envolvimento de instituições Associadas e entidades Participantes da Redeflor.

Na oportunidade, Dr. Olegário Carvalho, esteve reunido com os diretores do Serviço Florestal Brasileiro Natalino Silva e Joberto Veloso, professores da UFRA Paulo Contente e Lia Melo e pesquisadora da Embrapa Florestas Marta Vancatto para discutir estratégias do teste a ser realizado na Região do Tapajós, sob a coordenação da Embrapa Florestas, para a execução do Inventário Florestal Nacional.

No mesmo período, o coordenador do Projeto Bom Manejo e diretores do Ibama de Brasília e do Serviço Florestal Brasileiro estiveram reunidos para discutir a possibilidade de os softwares desenvolvidos pelo PBM serem utilizados pelo Ibama no processo de avaliação de Planos de Manejo Florestal na Amazônia.

Neste encontro ficou determinada a realização de uma II Reunião, a ser marcada, entre o Projeto Bom Manejo, diretores e técnicos de informática do Ibama de Brasília, juntamente com a Amasoft (empresa responsável pelo desenvolvimento dos softwares).