Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento     Brasil: Um país de todos  

Esse é o conteúdo alternativo < /p>


 
SAC da Unidade
Mapa do Site
Página Inicial
Objetivo
Ferramentas
Estrutura
Etapas de Execução
Resultados Esperados
Comunicação
Equipe
Licitações
Publicações
Acesse Também
Notícias anteriores
Projeto Bom Manejo realiza treinamento em Santarém



Para atender a solicitação da UFRA – Tapajós e disseminar as ferramentas desenvolvidas pelo Projeto Bom Manejo (Embrapa/CIFOR/ITTO), o coordenador do PBM Olegário Carvalho, e o Assistente de Pesquisa Ulisses Conceição Silva, estão em Santarém realizando treinamento intensivo sobre a utilização dos Softwares MFT - Monitoramento de Florestas Tropicais, e noções do MEOF - Monitoramento Econômico de Operações Florestais.

O treinamento dos Softwares, que acontece no período de 18 a 22 deste mês, está sendo ministrado pelo Assistente de Pesquisa do Projeto, Ulisses Silva, com a colaboração da Professora Lia Melo (UFRA - Tapajós), e a supervisão de Olegário Carvalho.

Onze alunos e duas professoras da UFRA – Tapajós estão participando do treinamento, e terão a missão de agentes multiplicadores das ferramentas, principalmente do MFT.

O interesse maior pelo MFT surge em função dos participantes desenvolverem atividades com parcelas permanentes de inventário florestal continuo e, por este motivo, o aprendizado do MFT será útil para avaliar os dados coletados em áreas de pesquisa. E os estudantes, sem dúvida irão aplicar nas instituições que vierem a trabalhar, após a conclusão do curso de Engenharia Florestal.

Além da supervisão dos treinamentos, Olegário participará da reunião do Projeto Floresta em Pé (Cirad/Ibama/Gret/Embrapa/IEB) em preparação para uma reunião do Projeto que será realizada em Brasília no período de 5 a 9 de novembro, quando será discutido o progresso do Projeto Floresta em Pé neste ano de 2007 e o programa para 2008; e no dia 19 de outubro, o coordenador do Projeto Bom Manejo conduz uma discussão com alunos da UFRA sobre as principais pesquisas florestais desenvolvidas pela Embrapa na região do Tapajós.